A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 

A prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança e adolescente. Especialistas dizem que, quanto mais cedo a criança cria o hábito pelo esporte, menos propensão ela têm à doenças.
O esporte traz benefícios físicos e fisiológicos na formação corporal e estimulação do sistema cardiorrespiratório, trás também benefícios emocionais, pois as crianças e os adolescentes poderão testar as suas capacidades motoras, emocionais e benefícios sociais, aprendendo os limites e os comportamentos importantes na convivência social com outras crianças e adultos abrindo porta para a sociabilidade, contribuindo para a educação, para o convívio e desenvolve a aprendizagens que serão úteis para o resto de sua vida, começando a aprender a lidar com o próximo, seja ele o parceiro, o adversário, o professor ou o técnico. Aprender a obedecer regras, a relação causa – conseqüência: “Se eu treino fico bom, se não treino, estou fora”, “Se não me dedicar não tenho chance de vencer”, etc.
“Aprende-se também, a responsabilidade para com o grupo, não dá para “dormir mais um pouquinho” no dia da competição, deixando os companheiros ‘na mão”.
Não é o esporte que escolhe as crianças, mas estas que escolhem as modalidades esportivas. Na infância não há possibilidades de prever exatamente como será o desenvolvimento na adolescência e fase adulta. Não há modalidades esportivas para os altos, os baixinhos, os magros, os gordinhos, as meninas, os meninos. Na infância todas as atividades esportivas devem ser objeto de experimentação para as crianças. O importante nesta fase e na fase adulta é ter um estilo de vida ativo, e gostar do esporte pelo prazer em praticá-lo, é fundamental que a criança pratique o esporte que ela goste, contando com o apoio e segurança dos pais, entendendo e respeitando a vontade e opinião dos seus filhos. Fazer exercícios de forma divertida é o melhor caminho, inclusive para trabalhar a auto-estima da criança, a prática de esporte o ajudará a ter mais confiança em si mesma, a relacionar-se melhor com os demais, inclusive a superar algumas enfermidades como a asma.
 
Maria Zélia Norbiato Allah


You may also like

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Filosofia

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Seguidores